julho 01, 2016

95º ANIVERSARIO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DO EXERCITO



          






Brasília (DF) – A Escola de Comunicações comemora, hoje dia 01 de julho, o seu 95º aniversário de criação. 















CEL. ANDREI CLAUHS 

ATUAL COMANDANTE DA ESCOM 


A Escola de Comunicações, "Escola Coronel Hygino Corsetti", tem suas origens no período pós 1ª Guerra Mundial, numa época em que o Exército Brasileiro, dando nova estrutura aos seus quadros, buscava atingir um nível mais elevado de eficiência. 
O passo inicial nesse sentido foi dado a 1º de julho de 1921, com a instalação no 1º Batalhão de Engenharia, sediado na Vila Militar, de um Núcleo que preparasse telefonistas, radiotelegrafistas e sinaleiros para os corpos de tropa de todas as armas. 

Foi então criado o CENTRO DE INSTRUÇÃO DE TRANSMISSÕES, tendo como seu primeiro comandante o 1º Tenente PAULO MAC CORD.
Em 26 de janeiro de 1924, já sob a orientação renovadora da Missão Francesa, o Centro de Instrução de Transmissões, teve sua importância aumentada, pois foi consolidado em definitivo o seu funcionamento no quartel do 1º BE, com programa de instrução independente.
Em 1926, desvinculou-se do 1o BE e passou a operar junto à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Em 1º de abril de 1935, passou a situar-se na Av Duque de Caxias no 325, Deodoro, Rio de Janeiro-RJ.
Em 29 de fevereiro de 1936, recebeu a denominação de CURSO ESPECIAL DE TRANSMISSÕES e, em 17 de abril de 1940, ESCOLA DE TRANSMISSÕES.
A deflagração da II Guerra Mundial e a entrada do Brasil naquele conflito acarretou profundas modificações na Escola.

 O material então existente foi substituído por outro mais moderno e o quadro de instrutores adaptado às novas condições do ensino, tais mudanças possibilitaram a realização de quatorze cursos, preparando os militares que se tornariam imprescindíveis à coordenação e ao controle das ações vitoriosas da 1º Divisão de Infantaria Expedicionária nos campos de batalha da Itália.
Finalmente, em 1º de julho de 1953, por ato do poder executivo, foi mudado o título transmissões para comunicações, passando a denominar-se ESCOLA DE COMUNICAÇÕES.
A Escola passou a capacitar recursos humanos por meio de seus cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos combatentes e de manutenção de comunicações, cursos de extensão para oficiais de comunicações e cursos de especialização para oficiais e sargentos das armas, procurando sempre aprimorá-los, a fim de desempenharem as suas funções, de maneira eficiente e eficaz, em prol da evolução das Comunicações no Exército Brasileiro.
Em 1956, a Bandeira Nacional da EsCom foi agraciada com a Ordem do Mérito Militar, recebida das mãos do então presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, como reconhecimento público pelo vasto acervo de relevantes serviços prestados ao Brasil, e, em particular, ao Exército Brasileiro.
Em 1960, foi criado o Concurso Verde-Amarelo, por intermédio do Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações – CRAEC.
Em 5 de maio de 1975, o seu estandarte foi incorporado ao patrimônio histórico- cultural.
Em 1979, o Curso de Formação do Sargento Combatente de Comunicações foi transferido para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA).
Em 2004, o Curso de Aperfeiçoamento do Sargento Combatente de Comunicações passa a funcionar na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos (EASA).
Em 19 de maio de 2006, foi concedida a denominação histórica \\\"ESCOLA CORONEL HYGINO CORSETTI\\\" por meio da Portaria No 254, de 12 de maio de 2006, do Comandante do Exército.
Em 10 de março de 2010, a Portaria Nr 125 do Comandante do Exército, transferiu a Escola de Comunicações para Brasília-DF e os trabalhos na nova sede se iniciam em 1º de janeiro de 2011. 

A Escola trouxe todos os Cursos de Especialização e Extensão, permanecendo na cidade do Rio de Janeiro-RJ o Curso de Formação de Sargentos de Manutenção de Comunicações (CFS Mnt Com) e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Manutenção de Comunicações (CAS Mnt Com) que passaram para a responsabilidade da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).
Atualmente, este Estabelecimento de Ensino está subordinado ao Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) e vinculado à Diretoria de Especialização e Extensão para fins de orientação técnico-pedagógica. 

A EsCom oferece cursos de extensão e de especialização para oficiais e praças nas áreas das comunicações, eletrônica e informática e, ainda, contribui para a formulação da doutrina militar específica.
A Escola mantém ritmo contínuo de realizações, acompanhando de perto a evolução das Comunicações no Exército e no resto do mundo. 

Além da preocupação de estar sempre integrada com o avanço da tecnologia, a EsCom cultiva e mantém sempre viva a história do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono da Arma de Comunicação.

Seu altaul comandante e o CEL. ANDREI CLAUHS 


CEL. ANDREI CLAUHS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário